29 agosto 2016

Michelly Oliveira

Fundamentos Agile: O básico, o simples

    Nenhum comentário:

Há muitos "sabores" do Agile : XP, Scrum, FDD, Kanban, SAFe, LeSS e assim por diante. Estes são chamados de "frameworks ágeis", e cada um tem sua própria meta : XP é focado no desenvolvimento de um software , Scrum é focado na organização de um processo de equipe e SAFe é focado em projetos em grande escala. Embora as muitas e óbvias diferenças entre os frameworks (objetivos E práticas) , todos eles falam a mesma língua : Agile.

O efeito Scrum

Scrum é o framework mais didático e popular. É fácil de usar, e ainda traz muitos desafios à sua utilização. A Scrum Alliance oferece treinamentos e certificações bem aceitos para diferenciar os profissionais que são treinados na utilização de Scrum para entregar software. Assim, embora eu ache que XP ainda é o framework ágil mais completo para uma equipe, muitas empresas estão começando sua jornada ágil através do Scrum. Muitas pessoas pensam que Scrum é sinônimo de Agile.

Rude despertar

Há muitos profissionais de software em todo o mundo. Mais cedo ou mais tarde, um profissional que utiliza apenas Scrum vai tropeçar em cima de alguém que fornece software muito bem usando Kanban, ou usando apenas XP. Isso é muito comum. E, geralmente, este não é um momento do tipo: neste momento, o profissional Scrum percebe que há algo muito maior do que Scrum. Isto é Agile. E então uma nova (e enorme) viagem começa: a compreensão do universo Agile através de estudo e experimentação de sua grande variedade de frameworks, a descoberta de novos papéis e disciplinas e a abstração de um método.

Incrementos, ciclos curtos e feedback

Esta é a essência do Agile. Se você ou sua equipe oferecer software através de pequenos incrementos, demonstrando-o em curtos períodos de tempo, para recolher feedback que vai influenciar o software que está em desenvolvimento (e o processo que você está usando para isso), você está fazendo Agile. Você não precisa mesmo nomear o processo que você está usando. Você está apenas entregando software.
Dependendo do contexto você e sua equipe estão desenvolvendo um software (uma startup com 5 pessoas ou uma grande empresa com 6.000 pessoas) você vai precisar de conjuntos de ferramentas e processos totalmente diferentes para entregar pequenos incrementos de software em ciclos curtos e recolher feedback. Aqui vem a variedade de frameworks ágeis disponíveis para nós usarmos.

Concentrando-se nos fundamentos Agile

O Consórcio Internacional de Agile (ICAgile) está oferecendo um conjunto de treinamentos e certificações focados em trabalhar com Agile, não importa o framework que você está usando. A principal preocupação do ICAgile é ensinar as pessoas a essência do Agile e como trabalhar com ele, desde o levantamento de requisitos até o testar um software. Eles não oferece qualquer tipo de framework ou processo, ajudando as pessoas a entender a mentalidade por trás de cada framework Agile existente, e torná-lo mais fácil e seguro de usar/mesclar os frameworks, dependendo do problema que você está tentando resolver.
Como o processo de certificação do ICAgile concentra-se em ensinar as pessoas como entregar software com uma mentalidade Agile, e não na mecânica e processos específicos, eu realmente acredito que essas faixas de formação, muito mais do que suas certificações, podem nos ajudar a orientar os profissionais de software através de um verdadeiro desenvolvimento/entrega ágil de software.


Link(tradução): Adaptworks

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »