Como já venho falando em posts anteriores, essa área mais humana da tecnologia vem crescendo bastante nos últimos anos e você irá conseguir se destacar de maneira rápida caso possua conhecimentos em ITIL, Cobit, ISO 20.000 ou PMP. Sempre recebo muitos questionamentos sobre a diferença entre ITIL e Cobit, e acredito que este será um ótimo tema para conversarmos um pouco durante o post de hoje. Qual a melhor? ITIL ou Cobit? Qual delas possui mais espaço no mercado? Qual a mais fácil? :)
Existe uma grande diferença entre as 2 siglas citadas no tópico deste post. O COBIT está para auditoria de processos e controles assim como a ITIL está para o gerenciamento de serviços de TI. O Cobit é um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para processos, práticas e controles de TI. Ele é voltado para redução de risco, enfoca integridade, confiabilidade e segurança. Aborda quatro domínios: planejamento e organização, aquisição e implementação, entrega e suporte e monitoração. Adicionalmente, apresenta seis níveis de maturidade, similares aos de CMM. Já o ITIL, é o conjunto de melhores práticas para operações e gerenciamento de serviços de TI (como gerenciamento de service desk, incidente, mudança, capacidade, nível de serviço e segurança). O ITIL rastreia problemas em áreas de serviço de TI como help desk, suporte a aplicações, distribuição de software e suporte a sistemas de contato com o cliente e se sobrepõe a CMM em determinadas áreas, como gerenciamento de configuração.
Agora vem a grande pergunta, qual destas certificações é a mais “valiosa”? Acredito que para o nosso mercado brasileiro a certificação ITIL ganha com uma enorme vantagem do Cobit. Normalmente, quem solicita Cobit para uma vaga de trabalho são empresas de grandes mercados e que não necessariamente utilizam-se das suas normas no dia a dia. A certificação de Cobit é bem parecida com a de ITIL, sendo 40 questões gerais e você terá 1 hora para realizá-la. Diferentemente da ITIL, você terá que acertar 70% do exame, enquanto na ITIL somente 65% da prova já são suficientes para a sua aprovação. A prova do COBIT é realizada por a ISACA, que por sinal possui uma organização muito boa e a de ITIL é realizada por a EXIN. Em termos de facilidade, acredito que o conteúdo do exame de ITIL é um pouco mais fácil do que o de Cobit.
Átilla, eu já tenho prova de ITIL, devo fazer a de Cobit também? Eu sempre respondo essa pergunta com outra pergunta… Você realmente quer ser um especialista na área de processos? Seu trabalho exige que você desenhe todo o processo de gestão? Caso negativo, somente a prova de ITIL já está de excelente tamanho. Para você ter uma idéia da diferença, realizando uma rápida pesquisa no Catho, poderemos achar mais de 500 vagas solicitando certificações ITIL. Por outro lado, menos de 150 requerem a certificação de Cobit, e quando requerem, são acompanhadas com ITIL.
A certificação de ITIL possui mais espaço no mercado sim! Caso você trabalhe como suporte, administrador de redes, ou algo relacionado, meu conselho para você é o de realmente fazer a certificação de ITIL Foundations, por outro lado, acredito que não seja tão necessário realizar a prova de Cobit. Na minha opinião você deverá investir em provas mais técnicas e deixar a prova de Cobit para uma segunda oportunidade, visto que caso você já tenha ITIL, a certificação de Cobit não irá agregar muito valor a sua carreira profissional em curto prazo.
Mas como todos vocês sabem, cada caso é um caso. Tudo irá depender do seu trabalho atual e do que você espera para o seu futuro. Mas mantenho a minha opinião, o ideal para você que está começando como administrador de redes ou um engenheiro de suporte é a de tirar as certificações MCSA da Microsoft e a de ITIL. Com certeza você terá um excelente início seguindo esse caminho.
Fonte: http://www.atillaarruda.com.br
20 fevereiro 2012
ITIL ou Cobit? Por onde começar?
Próximo
« Anterior
« Anterior
Anterior
Próximo »
Próximo »
1 comentários:
Write comentáriosObrigado pelo post. Ajudou-meu muito. Vou seguir por este caminho... Rumo a certificação ITIL.
Reply