10 dicas utilizando Design Thinking para desengavetar aquela ideia genial - Priscila Machado
Inovar é uma tarefa árdua e muitas vezes frustrante, mas essencial para
obter diferenciação no mercado. Dessa forma, é fundamental entender as
necessidades do seu público-alvo para criar soluções inteligentes e
criativas.
O Design Thinking é uma metodologia criativa e prática
que foca na solução de problemas e concepção de projetos através de um
processo colaborativo e centrado no cliente. Várias empresas têm usado
esta metodologia nos seus esforços na busca por inovação em negócios,
processos, produtos e serviços.
Abaixo uma transcrição parcial da palestra apresentada por Priscila Machado no TDC Florianópolis 2016 onde ela dá (como já diz o título) 10 dicas de como desengavetar aquela ideia genial, utilizando Design Thinking.
Modelo de 3 Fases do Design Thinking:
Inspiração
1 - Se apaixone pela causa, não pela ideia genial
Pense em uma causa, um problema que quer realmente resolver. Comece a pensar nesse problema até realmente achar uma solução.
2 - Tudo é óbvio, desde que você já saiba a resposta
Quando você faz uma pergunta óbvia, as pessoas param para pensar. E você começa a escutar as verdades, tem que ter paciência para ouvir as pessoas.
3 - Aproveite os dias caóticos
Trabalhar com inovação é viver no caos. Em design thinking, o dia maravilhoso é o dia do caos, aquele dia em que você não sabe o que vai acontecer, que vai botar o pé na rua, vai conversar com as pessoas e tudo que planejou para a sprint não faz mais sentido porque descobriu novas coisas e não vai esperar duas semanas para implementar.
Ideação
4 - Co-criar é fantástico
A ideia do desjgn thinking é que várias pessoas estão juntas fazendo o processo de criação.
5 - Aprenda a fazer brainstorming
É uma técnica básica de criação. É uma técnica estruturada e tem algumas regras básicas para funcionar. É interessante ter um facilitador, alguém que vai levar uma pergunta que vocês vão tentar debater.
6 - Prototipe para pensar e não pense para prototipar
É necessário haver um tempo para a criatividade fluir.
Implementação
7 - Você não tem um helicóptero na garagem
A regra da inovação diz: 1-tem que ter alguém querendo/precisando; 2-tem que ter tecnologia para desenvolver; 3-tem que ter alguém pagando por isso. Se você não tiver essas três coisas, não conseguirá levar o MVP para a frente, o experimento já falhou.
8 - Tenha vergonha da sua primeira versão
Baseado nas premissas da Lean Startup: construir - medir - aprender
9 - Prepare-se para ouvir o que você não quer ouvir
Nenhum produto resiste ao primeiro contato com o usuário. Prepare-se para ouvir, a maneira como você absorve, pergunta em cima para aprender o protótipo vai ajudar a fazer uma nova versão e evoluir o produto.
10 - Tenha o pitch na ponta da língua
Aprenda a vender sua ideia, toda a equipe. O discurso deve estar preparado para qualquer investidor, a qualquer momento.
Link para a gravação da palestra: http://bit.ly/1TxxgY1