First-Time UX é um blog que coleciona e analisa exemplos da experiência de onboarding de sites e apps, quando os usuários utilizam o produto pela primeira vez.
A coleção foi criada por Krystal Higgins, que após trabalhar por algum tempo criando produtos mobile, percebeu o quão importante são esses primeiros momentos de contato entre o consumidor e o produto.
O que define uma boa primeira experiência do usuário, segundo ela?
ShowInteract, don’t tell. Ensine as pessoas com interações contextuais. Não as interrompa com modais e instruções. Evite tutoriais muito longos, porque as pessoas não lêem manuais e têm capacidade muito limitada de reter informação. Permita que os usuários acessem as instruções novamente mais tarde.- Provide free samples. Seduza os usuários demonstrando o máximo de aspectos do seu produto antes de exigir que eles se cadastrem. O conteúdo de exemplo precisa ser interessante para as pessoas e relevante para a proposição de valor do seu produto.
- Show them what’s next. Se você tem um fluxo especial para o primeiro uso, tenha certeza de que ele termina em um lugar lógico dentro do seu aplicativo ou site. Forneça informações relevantes sobre os próximos passos, ou claro acesso a elementos de navegação.
- Focus. Mostre às pessoas as features mais importantes do seu aplicativo. Incentive-as a explorar para descobrir funcionalidades secundárias e terciárias.
Fonte: http://arquiteturadeinformacao.com/user-experience/a-primeira-experiencia-o-usuario-nunca-esquece/