É muitas vezes sentido, pelos utilizadores erros ou imposições que alguns web sites persistem em cometer, para que numa última fase possam aumentar as vendas.
Abaixo as principais áreas onde esses erros são mais visíveis e problemáticos:
* Links que não alteram a cor após serem utilizados:
Na web os links são os responsáveis pela interligação das informações, e auxiliam em muito os utilizadores no processo de navegação. Mesmo os menos capacitados, com esta ligeira alteração na concepção os sites ganham em termos de usabilidade.
* A inexistência de possibilidade de retroceder – O botão “voltar”:
O comando de retroceder, dá aos utilizadores uma possibilidade que na vida real não existe. Este mecanismo permite que os visitantes possam navegar com total comodidade e segurança.
* Abrir novas a janelas de navegação:
Ao entrar num link ou em um botão de comando, abre-se uma nova janela de navegação. Os utilizadores esperam que o novo conteúdo abra na mesma janela, de outro modo pode resultar em grande confusão e locação de recursos
* Janelas pop-up:
Janelas que abrem instantaneamente ao abrir um site. Esta forma de publicidade é transmitida negativamente, criando uma repulsa pelo utilizador. Muitas vezes são visualizadas invasões de janelas, sendo estas provavelmente de áreas ligadas aos jogos de azar e pornografia.
* Módulos de design que aparentam ser anúncios:
Com o constante bombardeamento de informações comerciais, os utilizadores desenvolveram um mecanismo de repulsa e indiferença por objetos comerciais, que não procuram. Logo é de extrema importância que o design nunca seja conotado com essa força de vendas de alguma empresa externa.
* Conteúdo vago:
As empresas muitas vezes, não gostam de apresentar o que realmente tem a oferecer. Encobrindo com textos vagos, que aumentam a curiosidade e impaciência do utilizador.
* Conteúdo denso:
Com blocos de texto denso, tem como consequência a confusão e a dificuldade em encontrar a informação necessária. Os Sites governamentais, são os piores nesta matéria. Os seus sites costumam ter textos extensos, densos e com terminologia burocrática complexa, talvez devido aos seus funcionários estarem habituados a lidar com esses textos na sua organização.
* Conteúdo desatualizado:
O conteúdo na web aumenta na proporção do seu crescimento, contudo a sua informação não é totalmente atualizada. Este problema foca-se essencialmente nos sites que tentam vender a informação como sendo atual, quando não é a verdade. É o caso de sites noticiosos ou os simples sites empresariais que colocam em destaque o seu produto infinitamente, evidenciando desatualização e despreocupação.
13 julho 2012
Erros Clássicos de Usabilidade
Fonte: http://www.userexpertise.com/usabilidade/erros-usabilidade/
Próximo
« Anterior
« Anterior
Anterior
Próximo »
Próximo »