22 julho 2012

* »« † Mick D'arc ™† »« *

Como remover manualmente programas da lista Adicionar / Remover Programas

 
Instalei um programa para um dispositivo usb que simplesmente não funcionou e se recusou a ser desinstalado da forma padrão (Adicionar/ Remover Programas). Sabia que existia uma forma de removê-lo através do Registro, então fui à caça no Google e encontrei o tutorial abaixo que me foi muito útil, apesar de que o tal programa que eu queria desinstalar não estava listado com seu nome, mas sim com aqueles códigos indecifráveis do Registro do Windows, portanto tive que checar item por item da extensa lista qual era o meu programa problemático. Foi um pouco trabalhoso, mas o procedimento ocorreu com sucesso. Por isso resolvi colocar o tutorial aqui, fazendo algumas melhorias, nunca se sabe quando se vai precisar novamente. rsrs

Apenas reforçando o aviso do dommarco: Se não se sente confortável em realizar a operação descrita, não o faça.
Agora, vamos ao tutorial...



Como remover manualmente programas da lista Adicionar / Remover Programas


Vamos admitir, temos todos de uma vez ou outra equivocadamente excluído um diretório ou desinstalado um programa incorretamente e agora são deixadas as entradas na lista Adicionar / Remover Programas para os programas que já não existem em nossos discos rígidos. Quando você clica sobre essas entradas para removê-los, o Windows reclama com um erro ou não acontece nada. Temos agora entradas inúteis enchendo nossa lista Adicionar / Remover Programas e não há maneira de removê-los!

Isso não é verdade, no entanto. Há maneiras de remover essas entradas de nosso computador para que a nossa lista Adicionar / Remover Programas fique limpa e impecável. Neste tutorial vamos mostrar um método de remoção de entradas para os programas que não existem mais no seu computador. Este método requer a edição do registro, que se feito inadequadamente, pode causar problemas com o computador. Se isto é algo que você não se sente confortável fazendo, então por favor não continue com as etapas listadas aqui.


Removendo entradas no Adicionar / Remover Programas


Por favor, note que este método deve ser usado apenas se você não pode desinstalar o programa normalmente através da opção Adicionar / Remover Programas do Painel de Controle. Você deve sempre tentar excluir o programa através de um aplicativo de desinstalação fornecido, ou usando o Adicionar / Remover Programas. Se  ainda assim não é possível desinstalar o programa, você pode remover manualmente as entradas da sua lista Adicionar / Remover programas, seguindo estes passos:

1 - Click em Iniciar > Executar (ou digite: Win + R) e digite regedit no campo Abrir. Em seguida, pressione Enter no teclado.

2 - Navegue até a chave do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Uninstall. Você pode fazer isso clicando no sinal de mais ao lado de cada chave no caminho para expandir o caminho abaixo dela. Por exemplo, você vai clicar no sinal de mais ao lado de HKEY_LOCAL_MACHINE, Software, Microsoft, Windows, CurrentVersion e finalmente Unistall.

3 - Click com o botão direito na chave Unistall e selecione a opção Exportar. (Se você estiver usando Win98/95/ME, você deve clickar no menu Registro e selecionar Exportar). Isto irá abrir uma caixa de diálogo onde você pode selecionar um diretório e um nome para o arquivo que você irá exportar. Salve no se desktop e no nome do arquivo: digite uninstall_programs.reg e pressione o botão Salvar. Isto irá criar um backup da chave do Registro Uninstall no seu desktop, no caso de um problema.

4 - Agora que temos um backup criado, vamos continuar com a exclusão das entradas dos programas que nós não queremos na lista Adicionar / Remover Programas. Enquanto a chave Uninstall é expandida você vai ver abaixo uma lista de programas. Procure o programa que você não quer que apareça na lista Adicionar / Remover Programas, click com o direito sobre o nome do programa e selecione Excluir. Quando for pedida a confirmação, click em Yes(sim).

5 - Uma vez que a chave foi apagada, saia do editor de registro e volte até o Adicionar / Remover Programas do Painel de Controle e veja se o programa foi removido. Se ele não estiver listado, então você excluiu a entrada do Registro corretamente. Se,  por outro lado, não der certo você pode restaurar o backup criado com um duplo click no arquivo uninstall_programs.reg  que foi salvo no seu desktop. Ao ser perguntado se você gostaria de mesclar o conteúdo, você deve responder sim. Então você deve repetir os passos 1 a 5 para remover o programa desejado.

Obs: nunca é demais alertar que estes procedimentos devem ser precedidos de um ponto de restauração do sistema e do back-up do registro como ensinado no tutoriall no caso de alguma eventualidade.


Fonte: dommarco <http://www.pcforum.com.br/cgi/yabb/YaBB.cgi?num=1276825491>

17 julho 2012

* »« † Mick D'arc ™† »« *

Dicas Atalhos Eclipse

 

 Dicas para a IDE Eclipse que auxiliam os desenvolvedores no dia-a-dia:
  1. Selecione qualquer linha ou conjunto de linhas do código, segure a tecla alt e use os botões direcionais (para cima e para baixo) para deslocar a linha pelo código. Substitui o ctrl + x / ctrl + v;
  2. Mesma dica anterior, mas pressionando alt + shift, pode-se duplicar as linhas selecionadas. Substitui o ctrl + c / ctrl + v;
  3. Para remover imports não usados ou trazer imports que não foram feitos corretamente, pressione ctrl + shift + O;
  4. Use ctrl + shift + F para formatar o código de acordo com as configurações definidas em Window => Preferences => Java => Code Style => Formatter;
  5. Ctrl + O abre o outline para navegar mais rapidamente pelos métodos e atributos de uma classe;
  6. Para buscar recursos ou classes vc pode usar:
    1. Ctrl + shift + R: para buscar por um arquivo qualquer;
    2. Ctrl + shift + T: para buscar por um tipo - que pode ser até mesmo uma inner classe;
  7. Há ainda uma série de atalhos para navegar mais facilmente pelo código:
    1. Selecione um método ou classe, e digite ctrl + T para ver a hierarquia de implementação;
    2. Selecione um método e digite Ctrl + alt + H vai mostrar onde aquele metodo é chamado;
No Eclipse 3.X, acione as teclas Ctrl + Shift + L para abrir a lista de teclas de atalho do Eclipse. Você também pode criar seus próprios atalhos em Window => Preferences => General => Keys => Modify.

13 julho 2012

* »« † Mick D'arc ™† »« *

Erros Clássicos de Usabilidade

 

É muitas vezes sentido, pelos utilizadores erros ou imposições que alguns web sites persistem em cometer, para que numa última fase possam aumentar as vendas.
Abaixo as principais áreas onde esses erros são mais visíveis e problemáticos:

* Links que não alteram a cor após serem utilizados:
     Na web os links são os responsáveis pela interligação das informações, e auxiliam em muito os utilizadores no processo de navegação. Mesmo os menos capacitados, com esta ligeira alteração na concepção os sites ganham em termos de usabilidade.

* A inexistência de possibilidade de retroceder – O botão “voltar”:
     O comando de retroceder, dá aos utilizadores uma possibilidade que na vida real não existe. Este mecanismo permite que os visitantes possam navegar com total comodidade e segurança.

* Abrir novas a janelas de navegação:
     Ao entrar num link ou em um botão de comando, abre-se uma nova janela de navegação. Os utilizadores esperam que o novo conteúdo abra na mesma janela, de outro modo pode resultar em grande confusão e locação de recursos

* Janelas pop-up:
    Janelas que abrem instantaneamente ao abrir um site. Esta forma de publicidade é transmitida negativamente, criando uma repulsa pelo utilizador. Muitas vezes são visualizadas invasões de janelas, sendo estas provavelmente de áreas ligadas aos jogos de azar e pornografia.

* Módulos de design que aparentam ser anúncios:
     Com o constante bombardeamento de informações comerciais, os utilizadores desenvolveram um mecanismo de repulsa e indiferença por objetos comerciais, que não procuram. Logo é de extrema importância que o design nunca seja conotado com essa força de vendas de alguma empresa externa.

* Conteúdo vago:
     As empresas muitas vezes, não gostam de apresentar o que realmente tem a oferecer. Encobrindo com textos vagos, que aumentam a curiosidade e impaciência do utilizador.

* Conteúdo denso:
     Com blocos de texto denso, tem como consequência a confusão e a dificuldade em encontrar a informação necessária. Os Sites governamentais, são os piores nesta matéria. Os seus sites costumam ter textos extensos, densos e com terminologia burocrática complexa, talvez devido aos seus funcionários estarem habituados a lidar com esses textos na sua organização.

* Conteúdo desatualizado:
     O conteúdo na web aumenta na proporção do seu crescimento, contudo a sua informação não é totalmente atualizada. Este problema foca-se essencialmente nos sites que tentam vender a informação como sendo atual, quando não é a verdade. É o caso de sites noticiosos ou os simples sites empresariais que colocam em destaque o seu produto infinitamente, evidenciando desatualização e despreocupação.


Fonte: http://www.userexpertise.com/usabilidade/erros-usabilidade/