Muito se fala sobre as novidades do HTML5 e o que ela irá representar para as novas aplicações WEB.
Este post tem a proposta de apresentar o que está sendo discutido na atual especificação, o que já está efetivamente sendo suportado por alguns browsers, bem como analisar o impacto destas novidades no futuro das aplicações web.
O HTML5
O HTML5 foi criado pelo WHATWG (Web Hypertext Application Tecnhology Working Group), grupo formado por desenvolvedores de diversas empresas, como Opera, Mozilla e Apple, que estavam descontentes com o rumo que a W3C estava dando ao XHTML. A proposta do HTML5 é ser uma linguagem melhor preparada para construção de aplicações WEB, bem como ser independente de plugins, além de ter novos elementos que dão mais semântica ao conteúdo. Atualmente o WHATWG e o W3C trabalham em conjunto no desenvolvimento do HTML5.
Embora a versão final do HTML5 esteja previsto para 2012, muitos browsers já estão suportando algumas das principais novidades do HTML5, e a cada dia aparecem exemplos de bom uso dos novos recursos da linguagem na WEB. O Youtube, por exemplo, já possui uma versão experimental do portal em HTML5. http://www.youtube.com/html5
De acordo com a avaliação do HTML5Test, que classifica de 1 a 160 pontos o suporte dos browsers ao HTML5, temos:
1- Google Chrome 4.1 – 118 pontos
2- Opera 10.51 – 102 pontos
3- Firefox 3.6.3 – 101 pontos
4- Internet Explorer 7/8 – 19 pontos
Como podemos perceber a Microsoft – em suas atuais versões de browsers – não tem um bom suporte ao HTML5, porém já anunciou que suportará integralmente o HTML5 em seu novo browser, o IE 9 – com expectativa de lançamento no segundo semestre de 2010.
Um DOCTYPE de fácil memorização
O DOCTYPE possui uma nobre função: orientar o browser como ele deve renderizar o seu conteúdo, porém a memorização da sintaxe dos DOCTYPEs não é tarefa das mais fáceis, principalmente quando lembramos que são três as versões para o HTML 4.01/xHTML (transational, frameset e strict). Geralmente recorremos ao “copy+paste” para inseri-los na página. No HTML5, a declaração é feita em uma linha com 15 caracteres:
<!DOCTYPE Html>
Gráfico nativo com canvas
Uma das principais novidades do HTML5 é o elemento canvas, que através do javascript permite a criação de animações e jogos bem interessantes e, junto com o SVG, promete substituir tecnologias que exigem instalação de plugins, como o Flash, Silverlight e JavaFx.
Vamos utilizar como exemplo a criação de um gráfico simples. Veja a sintaxe do canvas:
<canvas id=”elementoCanvas” width=”900px” height=”200px”>
Seu browser não suporta elemento canvas
</canvas>
<script type=”text/javascript”>
var canvas=document.getElementById(’elementoCanvas’);
var ctx=canvas.getContext(’2d’);
// desenha um retângulo 100px X 100px, com cor vermelha, 50% de transparência
ctx.fillStyle=’rgba(255,0,0,0.5)’;
ctx.fillRect (20, 20, 100, 100);
// desenha um retângulo 100px X 100px, com cor verde, 50% de transparência
ctx.fillStyle=’rgba(0,255,0,0.5)’;
ctx.fillRect (40, 40, 100, 100);
// desenha um retângulo 100px X 100px, com cor blue, 50% de transparência
ctx.fillStyle=’rgba(0,0,255,0.5)’;
ctx.fillRect (60, 60, 100, 100);
// Escreve no gráfico
ctx.fillStyle = ‘#000′;
ctx.fillText (’Gráfico em Canvas, sensacional!’, 15, 15);
</script>
Resultado:
Obs.: Além do atributo “id” (utilizado para identificação via DOM), o elemento canvas só permite dois atributos (largura e altura), quando não especificados, temos por padrão: 300×150px.
Edição de textos em tempo real com o contentEditable
O atributo “contentEditable” foi criado pela Microsoft e incorporado no HTML5. Ele permite deixar “qualquer tag” do documento editável, os valores possíveis são “true” ou “false”.
<p contenteditable=”true” class=”contentEditable”>Você pode editar este texto, para isto, dê duplo clique sob o texto</p>
Fonte: http://chairim.wordpress.com/2011/02/16/
Este post tem a proposta de apresentar o que está sendo discutido na atual especificação, o que já está efetivamente sendo suportado por alguns browsers, bem como analisar o impacto destas novidades no futuro das aplicações web.
O HTML5
O HTML5 foi criado pelo WHATWG (Web Hypertext Application Tecnhology Working Group), grupo formado por desenvolvedores de diversas empresas, como Opera, Mozilla e Apple, que estavam descontentes com o rumo que a W3C estava dando ao XHTML. A proposta do HTML5 é ser uma linguagem melhor preparada para construção de aplicações WEB, bem como ser independente de plugins, além de ter novos elementos que dão mais semântica ao conteúdo. Atualmente o WHATWG e o W3C trabalham em conjunto no desenvolvimento do HTML5.
Embora a versão final do HTML5 esteja previsto para 2012, muitos browsers já estão suportando algumas das principais novidades do HTML5, e a cada dia aparecem exemplos de bom uso dos novos recursos da linguagem na WEB. O Youtube, por exemplo, já possui uma versão experimental do portal em HTML5. http://www.youtube.com/html5
De acordo com a avaliação do HTML5Test, que classifica de 1 a 160 pontos o suporte dos browsers ao HTML5, temos:
1- Google Chrome 4.1 – 118 pontos
2- Opera 10.51 – 102 pontos
3- Firefox 3.6.3 – 101 pontos
4- Internet Explorer 7/8 – 19 pontos
Como podemos perceber a Microsoft – em suas atuais versões de browsers – não tem um bom suporte ao HTML5, porém já anunciou que suportará integralmente o HTML5 em seu novo browser, o IE 9 – com expectativa de lançamento no segundo semestre de 2010.
Um DOCTYPE de fácil memorização
O DOCTYPE possui uma nobre função: orientar o browser como ele deve renderizar o seu conteúdo, porém a memorização da sintaxe dos DOCTYPEs não é tarefa das mais fáceis, principalmente quando lembramos que são três as versões para o HTML 4.01/xHTML (transational, frameset e strict). Geralmente recorremos ao “copy+paste” para inseri-los na página. No HTML5, a declaração é feita em uma linha com 15 caracteres:
<!DOCTYPE Html>
Gráfico nativo com canvas
Uma das principais novidades do HTML5 é o elemento canvas, que através do javascript permite a criação de animações e jogos bem interessantes e, junto com o SVG, promete substituir tecnologias que exigem instalação de plugins, como o Flash, Silverlight e JavaFx.
Vamos utilizar como exemplo a criação de um gráfico simples. Veja a sintaxe do canvas:
<canvas id=”elementoCanvas” width=”900px” height=”200px”>
Seu browser não suporta elemento canvas
</canvas>
<script type=”text/javascript”>
var canvas=document.getElementById(’elementoCanvas’);
var ctx=canvas.getContext(’2d’);
// desenha um retângulo 100px X 100px, com cor vermelha, 50% de transparência
ctx.fillStyle=’rgba(255,0,0,0.5)’;
ctx.fillRect (20, 20, 100, 100);
// desenha um retângulo 100px X 100px, com cor verde, 50% de transparência
ctx.fillStyle=’rgba(0,255,0,0.5)’;
ctx.fillRect (40, 40, 100, 100);
// desenha um retângulo 100px X 100px, com cor blue, 50% de transparência
ctx.fillStyle=’rgba(0,0,255,0.5)’;
ctx.fillRect (60, 60, 100, 100);
// Escreve no gráfico
ctx.fillStyle = ‘#000′;
ctx.fillText (’Gráfico em Canvas, sensacional!’, 15, 15);
</script>
Resultado:
Obs.: Além do atributo “id” (utilizado para identificação via DOM), o elemento canvas só permite dois atributos (largura e altura), quando não especificados, temos por padrão: 300×150px.
Edição de textos em tempo real com o contentEditable
O atributo “contentEditable” foi criado pela Microsoft e incorporado no HTML5. Ele permite deixar “qualquer tag” do documento editável, os valores possíveis são “true” ou “false”.
<p contenteditable=”true” class=”contentEditable”>Você pode editar este texto, para isto, dê duplo clique sob o texto</p>
Fonte: http://chairim.wordpress.com/2011/02/16/