04 março 2022

Michelly Oliveira

Tipos de Parâmetros em requisições REST

 




Neste post vamos falar um pouco sobre os tipos de parâmetros usados nas requisições em API's REST e exemplos simples de uso.


O que são parâmetros de API?

Os parâmetros da API são as partes variáveis ​​de um recurso (rota). Eles determinam o tipo de ação que você deseja executar no recurso. Cada parâmetro tem um nome e tipo de valor. Sempre que quiser construir uma API REST , você deve decidir quais parâmetros devem estar presentes nos endpoints da sua API . Em termos simples, os parâmetros da API são opções que podem ser passadas com o terminal para influenciar a resposta.

Tipos de parâmetros da API REST

Existem quatro tipos diferentes de parâmetros que geralmente são documentados e utilizados na prática em uma API REST. São eles:

  • Header Parameters - Ex.: sessionId: 258dsf5ad8d
  • Query Parameters - Ex.: /users?role=admin
  • Path Parameters - Ex.: /users/{id}
  • Body Parameters - Ex.: {"name": "Josias", "email": "josias@mail.com"}

Header Parameters

Esses parâmetros são apresentados no cabeçalho da solicitação e geralmente estão relacionados à autorização, como tokens, controle de sessão e dados de cookies. Esse tipo de parâmetro aparece em qualquer método HTTP (GET, POST, PUT, DELETE).

authority: josiaspereira.com.br
method: GET
path: /o-que-e-rest-um-resumo-rapido/
scheme: https
referer: https://josiaspereira.com.br/

Query Parameters

Os parâmetros de consulta são o tipo de parâmetro mais comum. Eles aparecem no final do URL de solicitação após um ponto de interrogação ( ?), com name=value. Cada parâmetro desse tipo é separado por e comercial ( &). Os parâmetros de consulta podem ser obrigatórios e opcionais.

Além disso, eles não são únicos, no sentido de que podem ser usados ​​para especificar qualquer parâmetro várias vezes.

http://myapi/pets/findByStatus?status=available
http://myapi/notes?offset=100&limit=50

Path Parameters

Os parâmetros de caminho são partes variáveis ​​de um caminho de URL. Eles geralmente são usados ​​para apontar para um recurso específico dentro de uma coleção, como um usuário identificado por ID. Um URL pode ter vários parâmetros de caminho, cada um denotado por chaves { }.

//http://myapi/users/{id}
//http://myapi/cars/{carId}/drivers/{driverId}

http://myapi/users/584
http://myapi/cars/25/drivers/9

Body Parameters

Eles estão incluídos no corpo da solicitação e são usados ​​para enviar e receber dados por meio da API REST. Há quem diga que esse tipo não é um parâmetro, mas decidi colocá-lo nesta lista pois é muito utilizado nas requisições PUT, e POST.

{ "name":"Josias", "age":26, "car":null }

Concluindo

Neste post vimos como cada tipo de parâmetro utilizado em requisições à API's REST funcionam e como utilizar cada um deles. Embora pareça simples, é muito importante ter esses conceitos em mete na hora de criar sua API.


Fonte: https://josiaspereira.com.br/tipos-de-parametros-em-requisicoes-rest


18 novembro 2021

Michelly Oliveira

5 seletores CSS

 



Seletores estão entre as primeiras coisas que você deve aprender quando está começando a estudar CSS.  Aqui veremos 5 seletores CSS que você precisa saber!


Asterisco *

o asterisco tem como alvo todos os elementos em uma página. Muitos desenvolvedores o usam para zerar as margens e o preenchimento (margin e padding).



Ponto .

Esse é um seletor de classe. A diferença entre um identificador e uma classe é que, com  a classe você pode selecionar vários elementos. Use uma classe sempre que você precisar estilizar um grupo de elementos.



Hashtag #


O "jogo da velha" (ou hashtag), permite encontrar algum elemento com um identificador(id). Ele é um dos seletores mais usados. É importante lembrar que esse tipo de seletor tem uma especificidade maior que seletores de classe, e que um valor de id deve ser único em um mesmo documento.



Sinal de Positivo +


Esse é chamado de seletor adjacente.

Ele selecionará somente o elemento imediatamente após o elemento especificado anteriormente.

No exemplo da imagem, selecionará só o primeiro parágrafo após cada url na página, e fará que ele tenha a cor purple.


Sinal de Maior >


O combinador > seleciona os nós que são filhos diretos do elemento especificado anteriormente.

Um seletor #container > ul somente selecionará aquelas url que são filhas diretas de uma div com identificador nomeado como container.



08 novembro 2021

Michelly Oliveira

Expressão regular para validar campo que aceita CPF ou CNPJ

 

 



Esta solução valida estes formatos: 00000000000, 00000000000000, 000.000.000-00, 00.000.000/0000-00 e até 000000000-00 ou 00000000/0000-00, por exemplo. Os pontos e traços são opcionais em cada uma das posições.

O que não é aceito, por exemplo: 000-000-000-00 (mas pode ser alterado conforme nota abaixo)

Regex:


([0-9]{2}[\.]?[0-9]{3}[\.]?[0-9]{3}[\/]?[0-9]{4}[-]?[0-9]{2})|([0-9]{3}[\.]?[0-9]{3}[\.]?[0-9]{3}[-]?[0-9]{2})

Clique aqui e faça seus testes em realtime no regexpal.

Explicação:

  • [0-9]{2} Faixa de caracteres: 0 a 9, quantidade: 2 caracteres;
  • [0-9]{3} Faixa de caracteres: 0 a 9, quantidade: 3 caracteres;
  • [0-9]{4} Faixa de caracteres: 0 a 9, quantidade: 4 caracteres;
  • [\.]?Um ponto, opcional. Foi usado \ no ponto, pois ele sozinho é caractere especial;
  • [-]? Um traço, opcional (se acrescentar outros caracteres, comece pelo - sempre);
  • [\/]? Uma barra, opcional. Também "escapada" com \ pra agradar o PCRE;
  • (grupo1)|(grupo2) Se um dos grupos validar, a expressão é válida.

 

Caso queira aceitar outros separadores, basta acrescentar entre os [ ].
Exemplo: [-\.\/]? vai aceitar tanto - quanto . e / naquela posição (? = ou nada).

 

Para adaptar para outros "dialetos" de regexp, algumas variações possíveis seriam tirar o escape da barra (\/ => /) e opcionalmente colocar um ^ no começo e um $ no fim da linha.


Fonte: https://pt.stackoverflow.com/questions/11045/expressão-regular-para-validar-um-campo-que-aceita-cpf-ou-cnpj

09 setembro 2021

Michelly Oliveira

As 20 Melhores Ferramentas de Teste de Velocidade de Site

 

 



Nenhum webmaster quer ter um site com desempenho ruim ou com velocidade abaixo da esperada. Para evitar que isso aconteça, você pode ficar de olho nessa métrica essencial usando uma ferramenta de teste de velocidade de site.

Esse tipo de teste permite que você monitore a velocidade da sua página e também oferece dicas sobre como melhorar os pontos fracos dela. Desse modo, você pode conduzir as melhorias necessárias no momento em que elas são exigidas.

Este artigo irá cobrir os motivos pelos quais você deve cuidar do tempo de carregamento do seu site, assim como apresentar as 20 melhores ferramentas de teste para as suas necessidades futuras.

Por Que a Velocidade da Página Importa?

Como um visitante, como você se sente se você encontra um site que leva tempo demais para carregar?

Se a sua resposta não tem nada a ver com a palavra “irritação”, nós aplaudimos a sua paciência.

Isso porque, de acordo com o Kissmetrics, 40% dos visitantes desistem de acessar um site se o processo de carregamento leva mais de três segundos.

Por causa disso, a velocidade da página é de grande importância para o seu sucesso online. Entre os motivos para isso estão os seguintes:

1. Afeta a SERP — Um mecanismo de busca tem apenas um pequeno tempo para obter os resultados. Se a sua página não carrega dentro de uma curta janela de tempo, você terá um ranqueamento pior na lista da página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).
2. Afeta o tráfego do site — Isso é o que nós queremos mostrar com aquele exemplo de antes. Um processo de carregamento mais lento significa um risco de 40% de perder visitantes em potencial (ou pior, clientes).
3. Afeta o SEO — Sites de busca têm a sua própria reputação para manter e a sua lenta velocidade de carregamento pode prejudicar a experiência de usuário deles.

Levando todos esses aspectos em conta, todo dono de site precisa manter a performance da sua página num bom nível para proporcionar a melhor experiência de usuário possível. Uma das maneiras de fazer isso é com um check-up periódico usando ferramentas de teste de velocidade.

As 20 Melhores Ferramentas de Teste de Velocidade de Página

Aqui estão as melhores ferramentas para diagnosticar e resolver os problemas de carregamento do seu site. Então confira a nossa lista com as 20 melhores opções para economizar o seu tempo – e o dos seus clientes.

1. GTmetrix


teste de velocidade de site gtmetrix

Na hora de lidar com a otimização de velocidade e de performance do seu site, os principais recursos do GTmetrix são adequados para quase todas as ocasiões.

Essa ferramenta oferece um resumo dos principais indicadores de performance, do monitoramento de site e a habilidade de testar o seu site a partir de múltiplas regiões ao redor do mundo. Tudo de graça.

Você também pode conduzir um teste de throttling (redução de velocidade de conexão) para ver como o seu site está sendo carregado em diversas larguras de banda.

2. WebPagetest

ferramenta de carregamento de site webpagetest

A ferramenta de teste de velocidade WebPagetest permite que você conduza um teste de velocidade a partir de múltiplos locais através do mundo, usando navegadores como Google Chrome e Internet Explorer de graça.

Os seus recursos incluem testes de transação com múltiplos passos, captura de vídeo e bloqueio de conteúdo. No final do teste, você terá tabelas em cascata do carregamento de recursos, checagens de otimização de velocidade das páginas e sugestões para melhorias.

3. Google PageSpeed Insights

teste de velocidade google pagespeed insights

Como a Google é a criadora deste teste de velocidade, as métricas de experiência de usuário são baseadas na performance do site no Relatório do Chrome UX, tanto em dispositivos móveis quanto em desktop.

O teste irá trazer dados de laboratório e de campos. Isso inclui problemas de desempenho e dados de performance em tempo real sobre a experiência de uso dos seus usuários.

Essa ferramenta de teste de velocidade é a escolhida por negócios de pequena e média escala – assim como donos de sites independentes que procuram por uma fácil, simples e direta de manter a performance do seu site.

4. Site Speed (Google Analytics)

recuros de análise site speed do google analytics

Como parte do Google Analytics, o Site Speed avalia o desempenho do seu site com base em três aspectos: tempo de carregamento das páginas, velocidade de execução e duração da análise.

O relatório de teste contém uma análise detalhada das páginas individuais e dos desempenhos dos recursos, assim como dicas de otimização customizadas.

5. Google Test My Site

teste de velocidade google test my site

Conforme smartphones vão se tornando mais comuns hoje em dia, os sites para dispositivos móveis precisam manter o mesmo desempenho em comparação com aqueles para desktop.

Test My Site mede o desempenho do site para mobile, promove benchmarks contra seus competidores e oferece um relatório customizado junto de sugestões de como melhorar o desempenho das suas páginas.

6. YSlow

recurso de análise de carregamento yslow

Este projeto gratuito e de código-aberto é uma ferramenta de teste de velocidade que analisa a performance do site com base em 23 das 34 regras do Yahoo! para sites de alta performance.

Ele vem na forma de plugins para navegadores e scripts de linha de comando para servidores Node.js e PhantomJS.

O Firefox é o navegador onde o YSlow foi implementado originalmente e isso significa que ele permite acesso total para os componentes de informação da página, através do Firebug Net Panel.

7. Pingdom

teste de velocidade de site pingdom

Não apenas o Pingdom conduz um monitoramento minucioso do seu site, como ele também monitora quedas. Ele usa mais de 70 locais de análise globais para testar as páginas da web.

No final do teste, você irá receber insights de performance e serão identificados os gargalos que atrapalham a velocidade de carregamento da sua página.

Se você quiser um monitoramento ainda mais próximo, você pode comprar os planos pagos deles e ter outros serviços como monitoramento de uptime, verificação de velocidade da página, checagem de transações, insights sobre visitantes e acompanhamento de servidores.

Seja qual for o problema, o recurso de alerta irá permitir que você saiba imediatamente sobre ele.

8. KeyCDN Website Speed Test

ferramenta de verificação keycdn

Com a opção de conduzir um teste de velocidade de 14 locais diferentes, os check-ups online do KeyCDN servem como uma ferramenta muito prática, que você pode executar até mesmo do seu próprio smartphone.

Além de um teste de velocidade de página completo e de checagem de geolocalização, a ferramenta também pode executar um teste de ataque SSL FREAK para garantir a segurança do SSL/TLS do seu site.

9. Dotcom-Monitor

teste de velocidade de site dotcom tools

As ferramentas gratuitas do Dotcom permitem que você conduza testes de tempo de carregamento baseados em navegadores mobile e para desktop, através de 20 locais diferentes do planeta.

O ponto positivo das ferramentas Dotcom é o fato de que todos os testes geográficos podem ser realizados ao mesmo tempo. No final das contas, você irá receber um relatório de desempenho individual e um relatório do tipo cascata de cada localização.

10. Dareboost

checagem de sites dareboost

A ferramenta de teste de velocidade do Dareboost é capaz de conduzir monitoramento de performance a partir de 13 locais de testes e sete tipos de dispositivos diferentes – incluindo opções mobile.

Os principais recursos dessa ferramenta incluem a habilidade de simular um teste de velocidade com e sem adblock e bloquear domínios específicos para descobrir o culpado do seu desempenho web abaixo do esperado.

O teste produz um relatório detalhado junto de recomendações que são divididas entre diversas categorias. Esses agrupamentos fazem com que seja mais fácil priorizar as melhorias necessárias.

11. Geek Flare

teste de velocidade de site com a ferramenta Geek Flare

Geek Flare oferece monitoramento de desempenho padrão como qualquer outra ferramenta de teste de velocidade. Você pode testar a velocidade de carregamento do seu site em dispositivos desktop e mobile a partir de diversas localizações ao redor do mundo.

As métricas de testes incluem tamanho da página, capturas de tela, contagens de solicitações por time e Tempo para o Primeiro Byte (TTFB).

12. New Relic

teste de velocidade de site new relic

Como uma empresa de software analítico, a New Relic conhece bem o setor de aplicativos de medição de performance. O seu teste sintético online permite que você verifique o seu desempenho na web a partir de nove regiões diferentes.

Se você precisar de um teste mais amplo, eles têm planos pagos que são capazes de monitorar o seu sistema de maneira dinâmica, simulando comportamentos para isolar o problema, assim como analisar o impacto da sua performance no seu negócio.

13. LoadImpact

teste de velocidade de site load impact

Essa ferramenta de testes baseada em nuvem se especializa em diagnosticar problemas de desempenho em sites na web, em apps e em APIs.

Usando o recurso de testes k6 – que é de código-aberto e baseado em linha de comando – os problemas podem ser detectados facilmente dentro do ciclo de desenvolvimento do software.

Enquanto o teste de velocidade de página está disponível gratuitamente, você precisa comprar o plano deles para fazer uso dessas ferramentas adicionais.

14. Web Page Analyzer

recurso de análise web site optimization

Esta ferramenta gratuita traz um cálculo do tamanho da página, sua composição, o tempo de download e o tamanho de componentes individuais presentes nele.

Então são feitas recomendações customizadas com base em dados como diretrizes gerais de tamanho de página assim como tendências e métodos de otimização de site.

15. Image Analysis Tool (Cloudinary)

teste de velocidade de site cloudinary

Se o seu site contém muitas imagens, a velocidade de carregamento pode acabar sendo prejudicada. Caso você se identifique com isso, recomendamos essa ferramenta do Cloudinary para avaliar problemas relacionados a imagens como tamanho, formato, qualidade e codificação.

16. Monitis

verificação de tempo de carregamento monitis

A ferramenta de testes gratuita do Monitis verifica o tempo de carregamento de todos os elementos do seu site. O teste é conduzido a partir dos EUA, da Europa e da Ásia de maneira simultânea.

Com os seus planos pagos, você pode ter um escopo maior de monitoramento, que inclui o seu site completo, sua rede, seu servidor e seu aplicativo. Você também pode conduzir monitoramento customizado no seu sistema e verificar métricas de negócios usando APIs.

17. Chrome DevTools

teste de velocidade de site chrome devtools

Aqui está outra ferramenta da Google que pode ajudar a melhorar o tempo de carregamento do seu site. Com desenvolvedores como seus principais usuários, essas ferramentas facilitam o processo de edição em tempo real e o diagnóstico de problemas.

A ferramenta é incorporada diretamente no navegador Chrome. Sua página inicial oficial oferece tutoriais para iniciantes que querem começar a mexer com programação simples e traz dicas para otimização de sites.

18. GiftOfSpeed

recurso de análise de site giftofspeed

Avalie o tempo de carregamento do seu site a partir de oito localidades diferentes usando o teste de velocidade do GiftOfSpeed. Você também pode melhorar o seu desempenho na web diretamente usando as outras ferramentas gratuitas como teste de otimização do CSS, teste de solicitações quebradas e compressor JavaScript.

19. Uptrends

teste de velocidade com a ferramenta uptrends

Uptrends oferece uma ferramenta de teste de velocidade gratuita que avalia o tempo de carregamento do seu site no desktop ou em dispositivos móveis a partir de dez locais diferentes. Você também pode definir um throttling de largura de banda e escolher no qual o teste será conduzido.

A ferramenta de monitoramento de site também está disponível gratuitamente. Seus recursos incluem uma grande quantidade de locais de testes, alerta de e-mails e painéis de monitoramento.

20. BatchSpeed

teste de velocidade batchspeed

Incorporando a API Google PageSpeed, a ferramenta BatchSpeed se especializa em realizar crawling de sites, de múltiplas URLs e de mapas de sites em XML antes de conduzir o teste de velocidade em si.

O resultado pode ser organizado por velocidade, tamanho, recomendações ou níveis de prioridade.

Conclusão

desempenho do seu site é um aspecto importante que precisa de atenção de todo dono de site.

Como a maior parte dos visitantes não tem tempo para lidar com páginas que demoram para carregar, o tempo de carregamento se torna um fator importante para determinar a qualidade da experiência de usuário.

Tempos de carregamento mais lentos também podem fazer com que o seu site ranqueie mais baixo nos resultados de busca e tenha menor tráfego. O resumo disso tudo é que você não quer enfrentar esses problemas com o site.

Existem diversas ferramentas de teste de velocidade para isso, mas é preciso identificar aquela que supre as suas necessidades.

Se você está procurando por uma opção fácil de se utilizar, a Google tem muitas opções úteis como o PageSpeed Insights e o Test My Site, que dão conta do recado. Elas são gratuitas e construídas diretamente no Google Chrome, então são acessíveis por todos.

Se o seu site contém um grande número de imagens, a Image Analysis Tool é a escolha perfeita para você. Ela ajuda a melhorar o uso de imagens de alta qualidade sem sacrificar o seu tempo de carregamento.

Para mais opções de teste de monitoramento e de métodos de otimização, o Pingdom e o Monitis estão entre as melhores alternativas.

Sua reputação e expertise em lidar com sites de grande escala resultam nos melhores testes de monitoramento de desempenho na web e detecção de gargalos possíveis.

No final das contas, simplesmente não há desculpa para deixar de monitorar o desempenho do seu site. Conte para a gente qual é a sua ferramenta favorita nos comentários!


Fonte: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/teste-velocidade-site

14 abril 2021

Michelly Oliveira

Formatar o arquivo CSV em colunas separadas

 

 

Formatando os arquivos csv para consultar as informações de forma mais simples


Para melhor visualizar o arquivo .csv, você tem duas opções: formatar o arquivo .csv em colunas no Excel (.xls) ou usar o Google Drive.


Excel

A depender da versão do Office pode haver pequenas modificações, mas o processo é basicamente o mesmo.


1 - Na aba "dados", seção "obter dados externos", clique em "de texto";



2 - Selecione o arquivo .csv desejado;


3 - Em "Origem do Arquivo", escolha "65001: Unicode (UTF-8)". Isso vai garantir que os acentos apareçam corretamente. Selecione a opção "Delimitado" e clique em "Avançar";


4 - Na seleção de delimitadores, marque apenas "Vírgula";


5 - Agora clique em "Concluir", dê um "OK" e sua tabela aparecerá.


Google Drive

1 - Para usar o Google Drive, acesse drive.google.com e faça Upload do Arquivo;




2 - Quando selecionar o arquivo para visualização, escolha "Abrir com o Planilhas Google".



Seguindo esse passo as planilhas ficam simples para análises operacionais.